domingo, 24 de febrero de 2019

Quando a realidade não pode ser explicada, podemos mudar teorias ou ferramentas analíticas?


Quando a realidade não pode ser explicada, podemos mudar teorias ou ferramentas analíticas?


Em Matemática, um termo especial, invariância, é usado. O que é um invariante? Nos termos mais simples, uma invariante é algo que não muda. A invariância é uma propriedade muito poderosa que permite resolver problemas com jogos, cores, simetria, paridade, indução. Um problema de invariância apresenta muitas formas, o mais difícil é reconhecê-lo.

Na programação orientada a objetos e na programação funcional, um "objeto imutável" é um objeto cujo estado não pode ser modificado depois de criado. Um objeto pode ser considerado imutável, embora alguns de seus atributos internos mudem, desde que o estado do objeto não pareça mudar de um ponto de vista externo. Objetos imutáveis ​​são úteis porque são seguros em ambientes múltiplos e complexos; eles também são fáceis de entender e é fácil raciocinar sobre eles; além de oferecer maior segurança que objetos mutáveis.

Na vida real, nos negócios, no campo da pesquisa científica, em qualquer campo, geram-se dados que devem ser analisados ​​para tomar decisões. Os dados são organizados ou distribuídos para que conclusões e respostas sobre o conteúdo e significado possam ser obtidas. A distribuição mais geral é a curva de distribuição normal, uma curva simétrica em forma de sino que contém o total de dados igualmente distribuídos em ambos os lados de três valores principais (mediana e modo). Para a população, um parâmetro chamado desvio padrão determina a que distância do centro outros valores são encontrados. Na curva, as áreas são probabilidades calculadas entre os valores escolhidos.

Quando as distribuições reais não são normais, mas certos requisitos como o Teorema do Limite Central são atendidos, é possível aproximar ou ajustar as distribuições em direção ao normal. Em certo sentido, a distribuição normal é uma invariante? Literalmente, tudo pode ser explicado com suas regras.


No mundo de hoje, a tecnologia multiplicou exponencialmente a capacidade de gerar dados. Uma década atrás, um megabyte foi uma grande magnitude. Hoje dificilmente é igual ao conteúdo de uma foto de alta resolução. Já estamos na era do petabyte, nomes foram definidos para as novas unidades. O Brontobyte (lembrando os brontossauros?) Ainda não é usado. A curva normal seguirá seu trono ou terá que ser mudada?

Será possível? A "curva normal do brontossauro" é bizarra, incomum, rara, inesperada, anômala, anormal, incomum, estranha, infrequente, excepcional, singular, mas não é também o mundo? Um único exemplo: casais que saem para almoçar, não se olham nem vêem o que comem; amigos que estão em uma reunião e ninguém poderia dizer como o amigo sentado ao lado dele está vestido porque eles estão absorvidos com o brinquedo; pessoas que andam na rua e precisam de bastões inteligentes como os cegos para evitar bater nas pessoas ou nas paredes. Tudo o que parecia imaginação exagerada no passado, é rotina hoje.





No hay comentarios:

Publicar un comentario

Nota: solo los miembros de este blog pueden publicar comentarios.